26 setembro 2009

Amedicina - Banda Arritmia

"Dormi interno e acordei doutor" Retrato do aluno de medicina.
Música da Banda Arritmia (Cuiabá - MT) que conta de forma humorada o trajeto da entrada à saída da faculdade de medicina.

25 setembro 2009

Maluco do Terminal

Estava eu no Aeroporto Juscelino Kubitschek aguardando minha conexão para Goiânia no dia 16-09-09, tranqüilamente, escutando meu mp3 (é do celular, mais é meu!) na sala de embarque quando um maluco começou a me observar.

Bom, nunca me senti a vontade com pessoas me observando e comecei a ficar inquieto. Quando não mais que derrepente o maluco caminha para meu lado e me intercepta:

-Tem como olhar minha bagagem enquanto vou no banheiro?

Antes mesmo de retirar o fone e processar a informação e responder que sim ou não, o cara se afastou e sumiu na multidão.

A mala não era bem uma mala, e sim uma sacola grande com alça que estava debaixo da cadeira de embarque na minha frente. Continuei sentado, ouvindo musica e matutando sobre a situação. O que seria que tinha ali dentro? Qual urgência/emergência tão grande era essa que fez o cara deixar a mala com um estranho que nunca viu na vida enquanto fazia diabos sabe-se lá o que? E por fim por que não levou a dita cuja para os confins para onde ia?

O tempo foi passando, 5 talvez 10 minutos e nada do cara voltar. Nisso um segurança começou a beirar o local e passar Radio a respeito da situação: Uma mala extremamente suspeita , abandonada no terminal! Digno de terrorismo. E eu continuei sentado ali, sabe-se lá em frente a alguma bomba de algum terrorista que confundiu JK com JFK...

Em boa hora, foi liberado o embarque para meu vôo, e nada do cara voltar. Resolvi esperar um pouco, por inocência na esperança de cumprir o trato (não foi bem um trato, o sujeito nem esperou uma resposta minha...). A fila acabou e tive que embarcar. Contradizendo todos possíveis desdobramentos futuros, cheguei no segurança que estava comandando o recolhimento da mala e disse:

- Deixa eu te falar (boa introdução !?) Um sujeito de camisa cinza pediu para eu olhar essa mala enquanto ia no banheiro, só que meu vôo já está embarcando e preciso ir, tem como vigiar ai até a pessoa voltar?

- Sujeito de camisa cinza né?

- Isso

E ai juntei minhas coisas e sai o mais rápido possível em direção ao meu portão de embarque.

Bom, não sei o paradeiro do sujeito, e nem fiquei sabendo de nenhum atentado em Brasília, menos mal, pelo menos não me envolvi como cúmplice em numa conspiração...

Fica a pergunta: Maluco de camisa cinza, você conseguiu recuperar sua mala sem parar na PF e que raios tinha nessa mala?


06 setembro 2009

O capitalismo é mau

o documentarista Michael Moore, um dos quais tem o maior prazer em causar polêmica nos últimos anos (talvez não mais que o Richard Dawkins, por outros motivos é claro)defende em seu último documentário o argumento que "O capitalismo é mau" (ficaria mais engraçado se ele dissesse: "malditos porcos capitalistas")

"Eles precisam mais do que só regulação. Nós precisamos nos estruturarmos de uma maneira diferente para criar finanças e dinheiro, sustentar empregos, negócios, etc, para manter uma economia saudável funcionando."


"O capitalismo é mau, e você não pode regular a maldade", conclui o documentário de duas horas. "Você deve eliminá-lo e substituí-lo por algo que é bom para todas as pessoas, e este algo é democracia.

Engraçado que sexta-feira (continua com hífen depois da reforma ortográfica?) eu estava em um ônibus no qual o motorista passou a viajem inteira reclamando para o cobrador, aqui no Rj, que enquanto ele dirigia 15h seguidas um ônibus para ganhar 50 reais com isso, o patrão dele estava comendo caviar em casa...


Isso me fez lembrar do mine documentário da COOTEGO (sim, isso mesmo, Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás, aquela empresa criada pelo transporte alternativo de Goiânia no meio de toda aquela turbulência e brigas com as gigantes do transporte).

Resumindo a história, depois de varias retaliações Governamentais diante do Lobby do transporte foram obrigados a constituir uma empresa única, na qual foi instituída um diretoria democrática, visto que todos são donos da empresa e teoricamente qualquer um pode tornar diretor (não sei como funciona na prática).

Apesar de faltar muito para fornecer um transporte digno a Goiânia (assim como todas as outra empresas, quem usa o transporte de lá sabe disso..)é um exemplo de empresa democrática, de que é possível que todos ganhem em vez de apenas um pequeno núcleo.

Será que ainda existe esperança? Pelo menos da maneira que está todos já perceberam que não dá para continuar.

Por enquanto, "ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas."

Hoje é 6

Medicina Social é fogo! Não é que seja difícil, o problema é o tempo gasto. Hoje, em pleno domingão estou aqui viajando tentando pesquisar um pouco sobre "Processos Éticos contra o Médico". Bom, pelo menos está chovendo (acho que se estivesse fazendo Sol também estaria em casa). Enfim, como estou aqui sozinho pelo menos faço algo de útil...
 
Copyright © 2013 De tudo um pouco!
Design by FBTemplates | BTT